Estou surfando a Web à procura de materiais sobre uso de blogs em educação. Tarefa difícil. O número de informações disponíveis aumentou geometricamente nos últimos quatro anos (minha última surfagem sistemática sobre o assunto aconteceu em 2003). Depois de percorrer todas as praias que valem a pena, pretendo colocar uma avaliação geral aqui no Aprendente. Mas não posso deixar de mencionar já algumas coisas que me chamaram a atenção. Uma delas é a comunicação Learning Webs: Learning in Weblog Networks, de Lilia Efimova e Sebastian Fiedler. Os citados autores mostram que blogar, sobretudo para profissionais, é uma atividade de aprendizagem não regulada. E isso acontece mesmo quando o blogueiro não tem explicitamente intenção de aprender. Segue aqui, em tradução livre, um dos trechos da comunicação de Lilia e Sebastian:
- ... há fortes indicações de que um crescente número de profissionais faz uso de webpublicações pessoais e de weblogs para apoiarem com sucesso sua própria aprendizagem fora de qualquer sistema de ensino institucionalmente organizado. Esses profissionais revelam habilidades notáveis para a inciação e manutenção de projetos de aprendizagem pessoal significativa. Eles constroem os seus dominios de aprendizagem pessoal "na ação" enquanto ouvem, observam e, algumas vezes, contatam outros que publicam traços visíveis de atividades de produção de significados na Web. Essas coleções de artefatos publicados e continuamente atualizados formam um imenso ecossistema, dinâmico e sempre mutante, para aprendizagens auto-organizadas e redes sociais.
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