Sunday, March 18, 2007

Audiolivros na Web

Acabo de ver no indispensável BoingBoing notícia sobre gravação de um audiolivro de Origem das Espécies, de Darwin. Com isso, fiquei sabendo que há no ciberespaço um belo trabalho voluntário de gravações de obras de domínio público. Alguns leitores talvez já soubessem de tal coisa há tempos. Mas eu quase sempre estou atrasado quanto às boas novidades na rede mundial de computadores. Aproveitei a dica para escutar trechos de algumas gravações, em inglês e espanhol. Infelizmente ainda não há gravações em português. Os audiolivros podem ser um belo recurso para ensino de idiomas.
A gravação de A Modest Proposal, de Jonathan Swift, é uma delícia. Acho que professores de inglês poderiam usá-la, com muito proveito, nos níveis avançados. Se minha amiga Ana Scatena ler este post, gostaria de saber a opinião dela sobre o assunto. Ah! Quem não conhece ainda o serviço de audiolivros, do qual estou a falar, pode examinar tal preciosidade da rede no LibriVox.

2 comments:

Ana Scatena said...

Jarbas,
Adoro os audiobooks. Como não consigo ler em movimento, os audiobooks são grande companhia em longas viagens de ônibus! Numa delas, ouvi todo um livro do Stephen King narrado por James Woods.
Para os alunos, há versões simplificadas, para todos os níveis, de clássicos da literatura: compra-se o livro e o CD. Para quem não jogou fora o toca-fitas, dá para comprar audiobooks em K7 por uma bagatela: 10 ou 15 reais, dependendo do livro.

Anonymous said...

Adoro audiobooks também!Agora você pode ouvir tudo em português no site da www.voolume.com.br e fazer o download na hora + 300 obras best-seller, romance, poesia ...
Finalemente chegou no Brasil ! Pode fazer a divulgação.