Thursday, November 30, 2006

O que é psicologia?

Não busco uma definição com a pergunta do título. Quero apenas fazer uma constatação. No imaginário popular, psicologia hoje provavelmente significa "área de saber cujo domínio é muito útil para controlar sentimentos das pessoas". De onde me vem tal impressão? De duas fontes: 1. do discurso de meus alunos que pretendem fazer especialização em psicopedagogia, 2. de uma peça de propaganda aparecida na Folha/Fovest de 28/11/2006.
Comento apenas a última fonte. Trata-se de uma chamada da universidade Anhembi Morumbi para seu curso de Psicologia. Nessa peça publicitária aparece a imagem de um grupo de pessoas sentadas em confortáveis colchonetes, formando uma roda e dando-se as mãos. No centro da figura, uma mocinha, de pé e com os braços estendidos num gesto de regência, deve ser a psicóloga. A cena toda se parece muito com uma celebração de religiões orientais. Muita paz, sorrisos, leveza, tranquilidade.
Confesso que a imagem aqui descrita me incomodou. Um dos grandes defeitos que vejo nisso tudo é o afastamento da razão como um móvel importante nos fazeres que decorrem do saber psicológico. Em outras palavras: a idéia predominante do que é psicologia enfatiza fazeres nos quais um profissional poderoso (talvez detentor de segredos inacessíveis para simples mortais) manipula dimensões afetivas de indivíduos ou grupos. A peça publicitária apreendeu admiravelmente o entendimento dominante da natureza e papel da psicologia nos dias de hoje. Amedontrador.

1 comment:

Silvia said...

Olá, Jarbas, tudo bem? Li o seu post (facilitou pq é curto!) e às vezes tbem penso nisso: o que as pessoas acham q são os psicólogos? Estou no inicio desse curso, e uma das coisas q pude compreender é q na psicologia não há UMA definição! Cada abordagem carrega consigo uma definição própria do que é, do que estuda... isso traz uma serie de vantagens e desvantagens, mas não vem ao caso!
Bom, eu só gostaria de parabenizar esse post e dizer q eu tbem queria saber o q os outros acham q os psicologos são!
Não li outros posts seus, mas se quiser me enviar alguma mensagem: http://voutecontarumacoisa.blogspot.com
por enquanto é só um "diário", mas pretendo escrever sobre alguns assuntos da psicologia!
abraços