Tuesday, July 19, 2005

Figuras da Educação

Hoje tive uma conversa muito agradável com a equipe do Educarede. Discuti com eles um texto que elaborei a pedido da Fundação Telefônica para subsidiar trabalho de avaliação do citado portal. Em meu escrito fiz diversas considerações sobre a Sociedade da Imagem, abordando sobretudo as questões de um domínio crescente dos valores incorporados pela mercadoria-imagem. Mas, na conversa que tive com a equipe do portal, surgiram diversos comentários sobre a importância da imagem como informação significativa na intermediação de saberes. Nesse sentido, se quisermos conhecer uma época, as imagens que ela produziu são um elemento indispensável para estabelecer pontes de entendimento com (e sobre) nossos avós.

Como faço referência em meu texto à famosa cartilha ilustrada de Comenius, Orbis Pictus, fui atrás de mais informação sobre imagem e educação depois da conversa com o pessoal do Educarede. E no caminho encontrei uma galeria de imagens sobre educação, não por acaso chamada de Orbis Sensualium Pictus. E para meu contentamento, a citada galeria tem, na mostra de capas de revistas que retratam visões da cultura popular sobre educação, uma imagem preciosa que eu já tinha visto no New York Review of Books. A tal imagem é uma aula inteira sobre concepção do educar nos anos de 1920. Trata-se da capa do The Saturday Evening Post, de 26 de junho de 1926. Vejam isso na figura abaixo. Uma preciosidade. Vale a pena visitar a galeria e dar uma olhada em imagens da educação nas primeiras décadas do século passado.



3 comments:

Sônia said...

Jarbas, a conversa foi bastante interessante.Acredito que todos nós do EducaRede e das outras instituições presentes aprendemos muito com seu texto e suas idéias. Obrigada pela indicação da galeria de imagens Orbis Sensualium Pictus. Vou visitá-la...depois comento. Abraço grande, Sônia Bertocchi.

Miss Celânea said...

Sociedade da Imagem... esse assunto me fez nunca mais esquecer um certo professor de faculdade.

Não existe nada melhor do que se sentir inebriado pela sabedoria de alguém que só faz transmiti-la.

Anonymous said...

Olá,professor:
Numa das pesquisas para minha dissertação analisei compreensão de leituras de imagens.Pena que não pude usar o corpus, pois não havia base teórica sobre o assunto.Mas, os resultados foram fantásticos.Quem sabe um dia ainda publico.
Obrigada pela indicação do site com as imagens.
Abraços