Friday, July 18, 2008

Tragédia de Seymour Papert



Acabo de saber por meio do twitter do meu amigo Bernie Dodge que Seymour Papert está passando por um doloroso processo de recuperação. A dor maior não é física. Papert, atropelado por uma moto 19 meses atrás em Hanoi, teve seu cérebro severamente afetado pelo acidente. Perdeu fala e memória. Não se sabe muito bem se houve outras perdas. Nesses quase dois anos, o famoso pesquisador do MIT está tentando recuperar suas funções cerebrais. A esposa acredita que ele ainda é o mesmo e vai com o tempo voltar a ser o Papert que todos conhecem. Alguns amigos têm dúvidas. Pensam que o cientista jamais voltará a ser o gênio que foi no campo da matemática, ciências da computação e educação.
Para quem não se lembra ou não sabe, Seymour Papert é o criador da linguagem Logo e de estudos importantes no campo da aprendizagem. É também o fundador do MIT Media Lab, um projeto que agita importantes contribuições no campo de usos educacionais de computadores. Se você quiser ler uma reportagem recente sobre o processo de recuperação do criador do Logo, clique aqui.

1 comment:

Fátima Campilho said...

Para mim, a notícia é boa porque havia lido em algum lugar que tinha morrido no acidente. A Internet não é muito boa para notícias. Recentemente vi um "fantasma" vivinho no Salão do Livro da FNLIJ. Não digo o nome por motivos óbvios.
Saudades, Jarbas!