Thursday, July 17, 2008

Cuando los angeles lloran: homenagem a Chico Mendes



Por volta de 2001, ao realizar levantamento para alista de webquest que apresentávamos no WebQuest: Aprendendo na Internet, descobri trabalho feito por uma dupla de educadores uruguaios. Era uma webquest muito elegante, voltada para as questões ambientais. Não me lembro bem de detalhes da Tarefa, mas me lembro de que o resultado final deveria ser uma carta dirigida à ministra do meio ambiente do Brasil, Marina da Silva, propondo políticas de proteção para a Amazônia. Infelizmente, o trabalho dos educadores uruguaios não está mais no ar. Mas era uma webquest que servia de referência para muitas coisas. Uma de tais referências era o uso de música associado ao desafio que os alunos eram convidados a enfrentar.

Na Introdução, os alunos eram convidados a ouvir a canção Cuando los Angeles Lloran. Mas na época não havia muitas facilidades para oferecer acesso direto à música. Já não me lembro se a orientação era buscar um cd com a canção ou ir até um site onde seria possível acessá-la. Por causa dessa restrição, não pude escutar a música que inspirava a webquest dos educadores uruguaios. Hoje, por acaso, acabo de descobrir no Goear a canção em tela. E ao ouvi-la, fiquei sabendo que a mesma é uma homenagem a Chico Mendes. Se a webquest Cuando los Angeles Lloran ainda estivesse no ar, seria muito simples incorporar um acesso direto à música por meio do Goear. Para quem quiser ouvir uma bela e merecida homenagem internacional a Chico Mendes basta clicar na primeira flecha do botão que apresento a seguir:

1 comment:

Laura said...

Jarbas, te escribe Laura de Torres, una de las autoras de la webquest "Cuando los ángeles lloran". Efectivamente nuestro trabajo fue sacado del portal donde estaba publicado y durante un tiempo estuvo offline. Pero un día googleando me encuentro con la feliz noticia de que una profesora de español de Estados Unidos lo había colgado en la página de su escuela, por lo que está nuevamente en el ciberespacio. Envié la noticia y el nuevo enlace a varios de los directorios en donde estaba publicada, pero unos pocos tomaron nota.
Ahora que Marina ha renunciado, pensé que habría que volver a actualizarla y que la tarea final de la wq sea escribir el discurso de renuncia. Pero eso implica, varias cosas, ninguna de ellas precisamente alegre, y aparte, no he tenido tiempo para trabajar en ella. La nueva dirección es esta http://db.usd327.org/instructors/ehs/Orozco/Spanish%20IV/Cuando%20los%20%C3%A1ngeles%20lloran.htm
Sobre el tema del enlace al audio de la canción, es todo un tema. Tal vez fue un excesivo respeto a la Warner, ya que creo que a los músicos de Maná nunca les hubiera molestado…
Está muy bueno el enlace que envías de Goear. Si lo llegara a actualizar, sin duda lo incorporaría.
Te leo a veces en la lista de Carmen Barba. Fue muy emocionante para mí leer tus conceptos sobre nuestro trabajo en tu artículo “El alma de las webquests”. Te mando un abrazo desde Uruguay,
Laura