O episódio que narrei em 20 de dezembro último é um exemplo da ausência de atenção para um fenômeno crescente que, sem dúvida, vai mudar radicalmente a vida em sociedade: o envelhecimento acentuado da população. Em muitas partes do mundo o grupo de pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos já é igual ou está próxima a um quinto do total dos cidadãos. As consequências de tal fenômeno no plano do trabalho e da educação ainda não estão sendo consideradas com atenção por pesquisadores, governos e sociedade. Mas já há algum esforço no sentido de entender o que está acontecendo. Em 1997, O ERIC -Education Resources Information Center publicou um resumo sobre a matéria, preparado por Susane Imel. Traduzi o trabalho da professora Imel para o português e divulguei-o com a seguinte mensagem:
Pouca ou nenhuma atenção é dada à demografia em processos de mudanças organizacionais. Fica parecendo que as novas configurações dos grupos etários não faz parte do contexto. As análises de tendências aparentemente desconhecem que a idade da força de trabalho está sofrendo alterações significativas: proporcionalmente o número de jovens trabalhadores tende a diminuir e o número de trabalhadores mais velhos tende a crescer. Ao que tudo indica, as estruturas de emprego e trabalho, dadas as tendências demográficas cujos efeitos já começam a ser sentidos, deverão mudar substancialmente para acomodar as novas configurações das faixas etárias da população economicamente ativa.
Este tema, pouco considerado nas projeções que se fazem quanto ao futuro do trabalho, mereceu um levantamento do “estado de arte” por parte da pesquisadora Susan Imel. Tal levantamento faz parte do acervo da Clearinghouse on Adult, Career and Vocational Education, o centro de educação de adultos do serviço americano de documentação sobre educação (ERIC).
Não há aqui espaço para mais comentar o levantamento bibliográfico feito por Susane Imel. Se alguém quiser cópia da tradução que cometi em 1997, entre em contato em jarbas@sdsualumni.org .
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