Sunday, April 17, 2005

É proibido blogar

Copio aqui uma velha nota do meu antigo blog chamado Nova Educação. A tal nota dizia:

Sábado, Janeiro 31, 2004
Hoje (será que ainda é 30?) palestrei no Sion. Ao testar os computadores do colégio, verifiquei que os blogs estão censurados. Por que será? Provavelmente a ferramenta de bloqueio da Internet não admite endereços com os termos Blogger e blog. Motivo? Blogs geralmente são textos do tipo diário pessoal. Para os censores isto é distração, lazer, motivo de dispersão no trabalho. Uma pena! Vai daí que usar blogs em educação é uma opção que contraria a seriedade do establisment. Num certo sentido isso é bom: frutos proibidos são mais saborosos.
# posted by Jarbas @ 12:13 AM
Esse tema mereceu recentemente (ver comentários ao post The Longest Day, de March 1, 2005) observações parecidas no blog do Bernie.
Bloqueadores utilizados por empresas têm blogs como um de seus alvos. Acho isso uma bobagem. Se "não perder tempo" com blogs, o empregado vai achar outra forma arejar o espírito e evitar a chateação de um trabalho contínuo.

4 comments:

Anonymous said...

É uma pena que problemas como este estão surgindo. Mesmo dentro da universidade - outro dia estava tentando postar uma mensagem no blog de uma amiga, com quem compartilho informações, pensamentos e até experiências educacionais (trabalho com ela diretamente) e me senti impossibilitada de contribuir com uma informção. Nem nas nossas aulas dentro do laboratório de informática tem sido possível tal acesso. Deve haver outra explicação - coerente - para bloquearem o acesso a essas informações. Onde já se viu - estamos planejando um blog e não podemos ter acesso a ele dentro da sala, ou melhor, dentro de nosso meio educacional!!! Fico indignada com isso!!!

Jarbas said...

É isso aí, Renata. A censura a blogs nas escolas é uma medida irracional, feita por gente que não se deu conta ainda de que as formas de comunicação estão mudando. Jarbas

Anonymous said...

Olá prof Jarbas.

Parabéns pelo trabalho, seu blog está ótimo... também.. não poderia esperar nada diferente vindo de um mestre !!!!
Obriga por sua msg em meu blog, o exame da ordem significou muito para mim!!!!
Quanto aos blogs, vou deixar o meu do uol para um espaço informal, estou testando nosso novo espaço pelo Senac. Neste se td correr bem, estarei postando msg mais sólidas e significativas no que se refere ao campo profissional.
Adorei passar por aqui.
Abs
Crissy - http://crissy05.blog.uol.com.br

Anonymous said...

Achei teu espaço por uma recomendação da Sandra Rocha. Descobri que temos muitos interesses em comum, inclusives lês os mesmos blogs que eu (os do exterior, pelo menos)
abraço,
Suzana