Friday, January 23, 2009

Música, Educação e Cérebro




Como prometi, começo aqui a comentar, com certo detalhe, a obra A Well-Tempered Mind : Using music to help children listen and learn, de Peter Perret e Janet Fox. O livro aborda a experiência coordenada por Perret, maestro de uma orquestra sinfônica, sobre a introdução de música no espaço escolar. Mas, não se trata de uma experiência qualquer. O maestro, convencido de que música pode fazer diferença na aprendizagem, colocou um quinteto de sopro dentro de uma escola de ensino fundamental cujos alunos tinham notas muito abaixo da média em testes estaduais de desempenho escolar.

O projeto de Perret não se confunde com ensino de música nem com o uso dela para ensinar determinados conteúdos. O quinteto foi à escola para proporcionar às crianças experiências musicais articuladas com temas relevantes do currículo.

Neste post, vou registrar as principais idéias apresentadas na Introdução da obra. Mas antes de entrar no conteúdo, algumas informações são precisas.

Quem faz a Introdução não são os autores, mas o cientista, Frank B. Wood, da Wake Forest University School of Medicine. E há uma razão para isso. Um ano depois de iniciada sua experiência musical na escola, Perret solicitou a acadêmicos de uma faculdade de educação acompanhamento para dar consistência científica ao que o quinteto estava fazendo. Os educadores não se interessaram. O maestro então procurou apoio em outra parte, em departamentos de neurociência. Os cientistas da área viram a experiência com muito interesse. Proporcionaram a Perret o apoio investigativo que ele estava buscando. Por isso, na hora em que o livro estava sendo escrito, o Dr. Frank Wood se prontificou a fazer uma introdução.

A partir daqui, vou elaborar um texto que procura resumir e destacar os principais idéias desenvolvidas por Wood.

Não é fácil determinar a natureza da música, ou os motivos pelos quais qualquer um deve conhecê-la ... A primeira questão é se a música é ou não é parte da educação. (Aristóteles em Política)


Todo mundo sabe que a música é importante. Mas ninguém sabe exatamente por que. E o velho Aristóteles não ignorava isso. Pouca coisa mudou, aliás, nestes vinte quatro séculos que nos separam do grande filósofo grego. Por isso é bom seguir os passos dele. O velho Ari indica caminhos interessantes para começar uma investigação sobre o sentido da música para nossa vida.

É interessante notar que as observações de Aristóteles sobre música estão em sua obra Política, não no Tratado da Alma. Esta última abordava temas que hoje classificamos como psicológicos. O grande gênio grego pensava que a música, mais que uma questão psicológica, é um assunto relativo à educação dos jovens e por isso relacionado com a cidadania responsável. Para ele, o poder da música devia-se a sua capacidade de : relaxar, construir o caráter e cultivar a mente. Par nós hoje essas qualidades parecem não fazer sentido. Mas é preciso entendê-las no contexto da Grécia clássica. Aristóteles vê a música como uma atividade de lazer. Como uma atividade de cultivo da mente.

Música, portanto, não é "trabalho". É atividade prazerosa de apreciação artística. Não precisa ser justificada por qualquer motivo externo. Ela é a sua própria justificativa. Como diz Wood:

Ao contrário da leitura e da escrita, que Aristóteles considera valiosas por causa da vantagem que trazem para a sociedade, uma vez que comunicam conhecimento explícito, a música não logra nada externo nem veicula conteúdo. Ela existe para ser apreciada por si mesma, o que é um benefício intelectual apenas para o indivíduo. Na terminologia aristotélica, a música não é nem útil nem necessária, ela é nobre.

A definição aristotélica realça a música como uma forma capaz de induzir estados mentais correspondentes a certas emoções. Não é preciso dizer se uma produção musical é triste ou alegre, ou se corresponde a outras emoções humanas. Sem necessidade de qualquer palavra ou explicação há uma trama entre a natureza de uma melodia e o estado mental que ela provoca. Essa característica é muito interessante no campo da neurociência, pois a música permite investigar estados mentais que dispensam conteúdo ou explicação prévia. Em Aristóteles a música é entendida como forma, como contorno mental das coisas.

A noção de forma proposta por Aristóteles é importante porque corresponde ao que hoje estamos chamando de competências cognitivas. E como não tem um conteúdo externo a carregar, a música é pura forma. Em termos educacionais, a hipótese a ser explorada é a de utilizar tais puras formas como capacidades mais gerais que podem apoiar aprendizagens em outras áreas. Em outras palavras, pessoas mais musicais talvez tenham facilidade para aprender determinados conteúdos que precisam ser acomodados em formas já dominadas "musicalmente" [essa possibilidade é explorada na experiência inspirada por Perret, e os dados mostram que os alunos que passaram pelo projeto melhoram consideravelmente seus desempenhos em inglês e matemática].

A sugestão do filósofo grego mostra um caminho para os estudos científicos no campo da neurociência. O começo da história não é necessário entender como as crianças aprendem música. Vale a pena utilizar aqui textualmente as palavras de Wood:

A essência da música, como forma sem conteúdo, é filosoficamente interessante, e ela fornece uma avenida promissora de pesquisa na neurociência cognitiva. Como as formas são registradas no cérebro, e como os estados emocionais ou mentais podem ser induzidos por tais formas, é uma uma questão muito boa que as ciências podem investigar de modo consequente, com bons resultados. É, porém, na educação que nós podemos estudar tal questão de modo mais promissor. Aqui já não falamos de cérebro mas de como uma dada experiência musical da criança influencia seu crescimento intelectual e desempenho escolar. Se Aristóteles estiver certo de que a música é sobretudo uma questão educacional, então o progresso mais rápido na neurociência cognitiva da música vai depender de estudos sobre aprendizagens das crianças. A maneira como a música "opera" na sala de aula, e os resultados que produz, terá muito que nos ensinar como a música "opera" no cérebro.


As discussões sobre aprendizagem e música acontecem dentro de duas diferentes molduras teóricas. Uma sugere que, assim como a linguagem, a música é uma capacidade "instintiva". Ou seja, desde o nascimento, nosso cérebro já tem qualidades que nos pré-dispõem para a música. Outra sugere que a música é consequência da aplicação de capacidades gerais e abstratas de nosso cérebro usadas também para resolver outros problemas. Embora ainda não existam dados suficientes para apoiar em definitivo uma ou outra alternativa, já se sabe que algumas capacidades linguísticas "inatas" guardam relação com algumas capacidades musicais.

Não importa muito qual das duas molduras se revelará mais consistente do ponto de vista científico. O que importa é que já há dados indicando que contato com a música, sobretudo em eventos que incluem execução, guarda correlação positiva com a melhoria na aprendizagem de certas dimensões de conteúdos escolares. Isso ficou evidenciado na escola de Bolton, local original do projeto conduzido pelo maestro Perret. Uma das coisas que certamente a exposição das crianças á música causou foi "conscientização" fonética. Tal conscientização é um pré-requisito fundamental para a aprendizagem da leitura. E em Bolton, as crianças que participaram das atividades do quinteto de sopro apresentaram aprendizagem de leitura muito superior às de outros alunos na mesma escola ou no estado.

Depois de construir pontes entre o pensamento de Aristóteles, o programa investigativo no campo da neurociência e a experiência de Bolton, Wood considera algumas direções importantes em termos dos significado da educação musical:

  1. O que se aprende em música? Não é propriamente conteúdo no sentido usual. É sobretudo capacidade de mapear certas capacidades no cérebro.
  2. Como outras áreas de competência intelectual são afetadas pela aprendizagem musical? A resposta é curta:"pelo encorajamento da apreciação de formas separadas de conteúdo".
  3. A música deve ser ensinada como uma habilidade de méritos próprio, ou simplesmente deve ser usada como método para ensinar outros conteúdos? A resposta aqui também é curta: usar música como veículo para outros conteúdos empobrece a aprendizagem e revela desconhecimento do papel mais nobre dessa arte em termos cognitivos.
As questões aqui elencadas, assim como suas respostas não são uma solução definitiva. Elas são muito mais teses que vale a pena investigar no campo da ciência.

A posição de Wood com relação à musica em geral e com relação à experiência de Bolton é a de que há ainda um longo caminho a ser percorrido. Ele, porém, tem uma certeza, a exposição das crianças á música, com oportunidades de experimentar produções de boa qualidade, trazem ganhos significativos em termos de aprendizagens em todas as áreas do currículo. O que precisamos conhecer é como e por que isso acontece.

Sinto que ainda não aprendi a produzir um bom texto nessa aventura de analisar de modo detalhado uma obra. Mas acho que vou aprender fazendo. No próximo post vou apresentar o primeiro capítulo do livro, Fanfare, um pequeno texto que mostra como tudo começou.

6 Comments:

Blogger Biapedag said...

This comment has been removed by the author.

12:09 PM  
Blogger Biapedag said...

Jarbas! Que coisa maravilhosa ler teus escritos sobre um tema que tanto me fascina. Adoro Música! E sou testemunha de como ela abre portas para muita gente. Sou professora e trabalho com adolescentes autistas e psicóticos. Em meu blog, vez que outra, falo um pouco do que a Música representa para mim. Dá uma olhada, um dia, no "INTERDISCIPLINAS...". Eu, encantada que estou com teus textos, voltarei muito mais vezes. Um abração.

12:11 PM  
Blogger Jarbas said...

Oi Bia,

Para atender o que pedes,deixei mensagem lá no seu blog. Volte sempre ao Aprendente. Nos próximos meses vou postar muita música e conteúdos sobre música e educação. Abraço, Jarbas.

6:34 PM  
Blogger Adriana said...

MUDE JÁ SUA VIDA LEIA COM ATENÇÃO!!! EU NÃO ACREDITAVA NISSO, MAS AGORA EU ME ARREPENDO POR NÃO TER ENTRADO NISSO A MAIS TEMPO! LEIA ISSO E GANHE MUITO DINHEIRO!! GANHE MUITO DINHEIRO,!!!! Ganhe muito DINHEIRO DE MODO MUITO FÁCIL!!!!!

Por favor, leia este texto para entender, é muito fácil!! LENDO ISTO VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA!!! (Leva menos de 3 minutos).

Pouco tempo atrás, eu estava olhando na internet formas para ganhar dinheiro, foi quando vi essa mensagens num fóruns (ou newgroups), encontrei um artigo semelhante a este descrevendo como eu poderia fazer milhares de reais dentro de semanas com apenas um investimento de R$6,00. Pensei, "Que fria" Tremenda bobagem". Mas como curioso como a maioria de nós brasileiros, continuei lendo. O texto me orientava a enviar R$ 1,00 a cada um dos nomes contidos na lista logo abaixo. Depois de ter feito isso, bastaria eliminar o primeiro nome da lista e mandar o artigo para pelo menos 200 fóruns ou newsgroups (existem milhares deles), nada mais, só isso e você ganhará muito dinheiro. Assim depois de refletir sobre isto, resolvi seguir a risca a orientação do texto. Cheguei a seguinte conclusão: "O que eu perderia se abençoasse seis pessoas com R$ 1,00 cada e mais as despesas de correio??? Quantas vezes eu perdi dinheiro em coisas que jamais usei!!! Aqui pelo menos eu estaria sendo útil para as pessoas as quais eu enviei e tendo a chance de ganhar muito dinheiro com isto.

Então mãos a obra, nada tenho a perder... mandei os R$ 6,00. Resultado, ADIVINHE???... Dentro de 7 dias, comecei a receber dinheiro pelo correio! Na primeira semana, recebi aproximadamente R$ 36,00. Ao final da terceira semana eu tinha feito um total de mais de R$ 1.000,00! Na sexta semana eu tive mais de R$ 9.000,00 e continua chegando e agora estou economizando para comprar meu carro...

Deixe-me explicar como isto funciona e o mais importante, POR QUE funciona... SUGESTÃO: Leia e releia esta mensagem inteira cuidadosamente! (imprima e salve). Siga as instruções e veja o dinheiro entrar! É fácil. É legal. E seu investimento é de R$ 6,00 (mais correio)
IMPORTANTE: Este não é um golpe, não é indecente, não é ilegal, funciona muito nos países de 1º Mundo e foi reportado positivamente pela revista EXAME. Funciona mesmo!!!. Se todas as instruções seguintes forem cumpridas, seu retorno será bem rápido.
ATENÇÃO: Siga estas instruções EXATAMENTE, e R$ 10.000 ou mais pode ser seu em 20 a 60 dias. Este programa continua próspero por causa da HONESTIDADE e INTEGRIDADE dos participantes. POR FAVOR continue fazendo com que o programa seja um sucesso aderindo cuidadosamente às instruções. Aqui estão os 4 passos fáceis para o sucesso:
* ETAPA 1: Escreva em 6 papéis opacos o seguinte:" INCLUA-ME POR FAVOR EM SUA LISTA DE CORRESPONDÊNCIA" (PLEASE ADD ME TO YOUR LIST). E coloque o seu nome e endereço logo abaixo. Envolva R$ 1,00 em cada papel que você acabou de escrever. Cubra-o com papel escuro para que não haja violação, para que ninguém perceba que tem dinheiro no interior do envelope, (se possível grampei) Depois, envie cada envelope lacrado com o bilhete e R$ 1,00 e o seu nome e endereço de forma legível para a lista que segue: envie pelo correio a cada uma das 6 pessoas da lista abaixo.
LISTA DE PESSOAS:
1. Ednilson Muniz Mendes. Rua Fortaleza, 45 - Vila Ribeirópolis Registro - São Paulo - Brasil
CEP: 11.900.000
2. Reidson Mascarenhas- Rua: Joselia bittencourt N°35-Bairro: Pau Miudo -salvador -Bahia - Brasil
CEP 40310-790
3. Jorge Rangel de Almeida – Rua Bela Vista 114 – Alto do coqueirinho – Salvador – Bahia – CEP .: 41620610
4. Osli Marian – Rua Emilio Ferrari 296 – Rio do Sul – Santa Catarina – CEP: 89.160-000
5. Rafael Carvalho Maia- Rua: Fernão Lopes,Nº 1363- Bairro: Parque Taquaral- Campinas- São Paulo- Brasil- CEP: 13.087-051
6. Adriana Sonia da Silva – Domício de Moraes, n°: 168 – Bairro: Vila Natal – Gravataí – Rio Grande do Sul – Brasil – CEP: 94015-260

OBSERVAÇÃO: “Não altere os dados antes de enviar as cartas”. Quando for fazer a alteração retire somente o numero 1 da lista e acrescente o seu embaixo do numero 6, reordene Numericamente, o seu nome passa a ser o numero 6 e o que era o ultimo passa a ser 5 e assim sucessivamente.”

* ETAPA 2: Quando você mandar R$ 1,00 para cada uma das 6 pessoas da lista, você precisa escrever no papel que envolve o dinheiro a frase: QUERO QUE O MEU NOME SEJA INCLUÍDO EM SUA LISTA DE CORRESPONDÊNCIA, porque esta é a chave do Programa! ISTO É UM SERVIÇO 100% LEGAL, de acordo com a legislação dos correios que diz que todo dinheiro recebido deve ser trocado por um serviço ou produto. Este é o serviço: que o seu nome seja incluído na lista de correspondência da pessoa a quem você está enviando R$ 1,00. Entendeu? Após ter mandado R$ 1,00 para cada uma das 6 pessoas, copie este e-mail para o seu editor de texto (Ex: Word, WordPad, etc.), digite uma nova lista de participantes, da seguinte forma: tire fora o nome que está no número 1. Mude os nomes restantes para a posição acima (o número 2 passa a ser 1, o 3 passa a ser 2, o 4 passa a ser 3, o 5 passa para o 4 e o 6 passa para o 5). E aí você coloca o seu próprio nome e endereço no número 6.

*ETAPA 3: Agora, poste seu artigo modificado, tentando manter o mais parecido possivel (ou coloque esse meu mesmo) para pelo menos 250 fórums ou newsgroups (A UOL diz em sua homepage que existem mais de 20,000 newsgroups, informe-se lá na parte de fórum se você não souber) Tudo que você necessita é de 250, mas lembre-se, quanto mais você mandar, mais dinheiro você ganhará! (a melhor maneira de postar é colocar como título, que fica visível pra todos, GANHE DINHEIRO FÁCIL ou COMO TRANSFORMAR 6 REAIS EM 6.000 REAIS, e pro conteúdo, selecione seu texto no bloco de notas ou wordpad coloque copiar e depois na mensagem a ser enviada para os fórums e newgroups coloque colar. Simples) Ao invés de postar nos Newgroups, você pode enviar por E-mail, envie no mínimo 200, lembre-se quanto mais você enviar maior será o retorno, adicionar em sua Home Page, etc. Isto é perfeitamente legal! Fique com uma cópia destes passos para você e sempre que você precisar de dinheiro, você pode usar isto novamente. ( você pode encontrar e-mails nos sistemas de Busca Cadê, Altavista,Yahoo,etc)

*ETAPA 4: POR FAVOR, LEMBRE - SE que este programa permanece próspero por causa da HONESTIDADE e INTEGRIDADE dos participantes e ao cumprimento correto das indicações do documento. Olhe isto deste modo. Se você for honesto, o dinheiro que tantos outros receberam virá também para você, devido à sua contribuição com os R$6.00. NOTA: Você pode querer guardar todos os nome e endereços de pessoas que enviaram dinheiro a você em um computador ou em cópia no caderno e manter os bilhetes enviados. Assim, cada vez que essa mensagem é salva e as instruções são seguidas cuidadosamente, serão reembolsados seis sócios pela participação deles como um Contribuinte na Lista com um real cada. Seu nome subirá na lista a cada remessa de forma que quando seu nome alcançar a posição #1 você já terá recebido milhares de reais em DINHEIRO VIVO!!!
Lembre-se que você só investiu R$6.00(R$1.00 para cada das primeiras seis pessoas listadas acima). Envie agora os envelopes, suba o nome dos participantes e adicione seu próprio nome na sexta posição da lista e você está no negócio.

Agora o POR QUE de você receber esse dinheiro: Pessimistamente vamos dizer que das 200 mensagens que eu enviei, eu receba só 5 respostas(um exemplo muito baixo). Então receberei R$5,00 com meu nome na posição #6 da carta . Agora, cada uma das 5 pessoas que há pouco me enviaram R$1,00 enviam o mais mínimo 200 mensagens para outros lugares diferentes ,cada uma com o meu nome agora na posição #5, e só 5 pessoas respondem a cada uma dessas 5 pessoas (30) honestamente participam de um total de 1.000 mensagens para várias pessoas (um exemplo muito baixo mesmo), isso é mais R$30,00 para mim, agora esses 30 cada faz 200 postos MÍNIMOS com meu nome na posição #4, e só 5 respondem para cada um dos 25 que enviaram então, eu receberei mais R$125! Agora, essas 125 pessoas postam o MÍNIMO 200 postos com meu nome na posição #3 e só 5 respondem de cada pessoa, eu ganharei mais R$625! OK!, agora aqui é a parte divertida, cada uma dessas 625 pessoas posta para um mínimo 200 newgroups diferentes com meu nome e a posição #2 e cada só recebem 5 retornos. Isso me rende mais R$3.125!!! Essas 3.125 pessoas também vão mandar mensagens a 200 newgroups com meu nome na posição #1 e se ainda 5 pessoas dos 200 newgoups de cada, reagem eu receberei R$15.625,00! Com um investimento original de só R$6,00! Incrível!Quando seu nome sai da lista você só precisa enviar mais R$6,00 e colocar seu nome na posição #6 de uma nova mensagem e posta mais 200 mensagens novamente. Você deve lembrar que: milhares de pessoas estão entrando na internet no Brasil e no mundo inteiro e estão lendo estes artigos todos os dias, assim como você !! Você deveria pegar R$6,00 e ver se funciona ?? eu acho que sim , umas pessoas disseram: E se isso não der o retorno esperado? ‘O que são seis reais hoje quando há muito mais chance de realmente funcionar’. Quais as chances disso acontecer quando milhões de pessoas HONESTAS COMO VOCÊ estão se juntando a esse grupo? \Estima-se que entre 20.000 e 50.000 novas pessoas se juntem á Internet todos os dias para os chats e newgroups! Estima-se que só no Brasil cerca de 14 milhões de pessoas entram na Internet por dia. As vendas pela Internet subiram em 43% no ano de 2004 em relação a 2003. A Internet está virando uma maquina de fazer negocio, portanto não perca mais tempo, pois a sua prosperidade é você quem faz.!!! Boa Sorte! APROVEITE BEM A GRANA QUE IRÁ GANHAR! QUE DEUS O ABENÇOE! SEJA HONESTO
Obs:Milhares de pessoas em todas as partes do mundo participam dessa cooperativa, participe você também!!!

3:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

kaufen cialis cialis
comprare cialis cialis senza ricetta
cialis cialis comprar espana
prix cialis cialis vente

7:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

http://www.msn.com/ - [url=http://www.msn.com/]msn[/url] msn
msn

1:01 AM  

Post a Comment

<< Home