Tuesday, August 07, 2007

Um texto imperdível

Em minhas aulas sobre epistemologia, cansei-me de ouvir alunos de pedagogia declararem que o conhecimento é "o conhecimento de cada um". Algumas vezes, quando a paciência ia embora, eu declarava que para quem assim pensa a educação é impraticável, desnecessária, supérflua. Mas acho que meus estudantes não entendiam a provocação. Possivelmente nunca consegui passar para eles, com clareza suficiente, as razões de minha crítica a um pseudo construtivismo que esvazia a educação de significado. Agora tenho algo que dá conta do recado. No blog De Rerum Natura, João Manuel e Helena, redigiram um texto imperdível sobre a matéria. Não deixe de ler esse alerta indispensável para todas as pessoas que se importam com educação: clique aqui.

3 comments:

Anonymous said...

Prof. Jarbas

Olá... fui sua aluna na Universidade São Judas no Curso de Pedagogia. Passei por aqui pra matar a saudades, já que não estou estudando no momento. Pensei encontar os 1000 micro-contos publicados... rsrs

Um grande abraço, Larissa Scarpa

Fátima Campilho said...

Oi,Jarbas
Deixei meu comentário por lá mesmo. Dê uma olhada.Ando sem tempo para postar. Quer saber?
Estou lendo O Romance de Tristão e Isolda reescrito por Joseph Bédier para a Ed. Martins Fontes. Imperdível! Literatura para mim é essencial. A Menina que roubava livros está me esperando na cabeceira. Paralelamente leio Contar e Encantar: Pequenos Segredos da Narrativa da Cléo Busatto e vários do Daniel Munduruku.
Abraços.

Anonymous said...

Olá Jarbas.
Muito interessante esse texto. É a primeira vez que visito seu Blog e posso confeço que adorei o espaço e as temáticas que você tem em seus post.

Quando tiver um tempo passa lá pelo meu blog. Abração