Tuesday, March 20, 2007

Música e Educação

Algumas de minhas alunas escolheram a relação música/educação como tema de suas monografias de TCC. Tal fato chamou minha atenção, pois a música hoje é um conteúdo quando muito marginal nas escolas. Referências e estudos acadêmicos sobre o tema são escassos. E, quase sempre, a citada relação é entendida como uso da música para apoiar aprendizagens de outros conteúdos. Pouca gente percebe que educação musical é algo que não precisa de justificativa alheia à necessidade humana de fazer arte com sons. Educadores dos dias de hoje possivelmente desconhecem uma referência obrigatória nos meus tempos de estudante de pedagogia: História da Educação na Antiguidade, de Henri-Irénéé Marrou. Nesse livro indispensável, Marrou mostra que, na educação clássica da Grécia, a matéria fundamental era música. Mas com o tempo, mesmo na terra de Homero, a música foi sendo marginalizada dos programas escolares. Recentemente, Howard Gardner (2000), em The Disciplined Mind, exemplifica sua meta de educação voltada para a beleza por meio de um programa de estudos da obra de Mozart. Uma proposta que ainda a espera de terra fétil para germinar.
Nos últimos meses andei lendo algumas obras que podem dar alguma musculatura a propostas de estudos da música nas escolas. Uma dessas obras é o provocante livro de Steven Mithen, The Singing Neanderthals.Mithen traça um panorama instigante da história da música na evolução humana. Em termos de proposta concreta de aprendizagem e apreciação musical na escola, descobri uma jóia. Trata-se de uma narrativa sobre a aventura de um quinteto de sopro em seus encontros com estudantes do ensino fundamental numa escola de Bolton (EUA). Nome da obra: A Well-Tempered Mind: using music to help children listen and learn. Autores: Peter Perret e Janet Fox. Finalmente, como minhas antenas continuam atentas para a relação música/educação, cruzei com dois blogs que me chamaram atenção. Ambos pretendem oferecer um ambiente para reflexões e conversas sobre educação musical.O primeiro deles é o Calists & Connections. O segundo é obra de um pesquisador filandês, Miika Salavuo.

3 comments:

Unknown said...

Querido Jarbas
Te recomiendo la web, el blog y estas dos webquest de musica de nuestra compañera Carme Miró,
Un abrazo
Carme
http://www.webdemusica.org/
http://carmemiro.blogspot.com/
http://www.xtec.net/~cmiro12/gershwin/gershwin_castv02/index.html
http://www.xtec.net/~cmiro12/wq/m3/indexwq.htm

Fátima Campilho said...

Olá, Jarbas
A Arte-Educação permite a formação integral da criança e é muito usada para alunos com necessidades especiais.
Infelizmente entendo pouco sobre linguagens artísticas.
A revista Nova Escola Edição Especial Arte de dezembro de 2006 traz muitas sugestões sobre o assunto.
Fico devendo a visita ao outro blog.
Abraços.

Anonymous said...

Canto orfeônico já!