Saturday, March 10, 2007

Blog, Café, Boteco


Com o título acima, escrevi uma longa mensagem em Boteco Escola, blog que estou editando para conversar com meus alunos sobre usos dos diários eletrônicos em educação. Não vou repetir aqui o que lá está escrito. Faço um resumo. Blogs são espaços públicos de conversação. Por isso, muitos autores acham que a teoria de Habermas sobre ação comunicativa pode iluminar o sentido de usos democráticos dos blogs. Em seus textos, o filósofo alemão sugere que a forma de conversação nos salões e cafés do século XIX pode fornecer um pista interessante para entendermos o que é um espaço público. E há um detalhe interessante: talvez sem conhecerem as teorias habermasianas, muitos autores deram a seus blogs o título de Cafés. Mas, no caso brasileiro, acho que é melhor ver os blogs como botecos, extraordinários espaços públicos de conversação. Solicito aos amigos comentários sobre esta minha proposta no campo da botecologia. Para tanto, postem seus preciosos comentários em Blog, Café, Boteco lá no Boteco Escola. Agradeço, desde já.

2 comments:

Anonymous said...

Oi Professor Jarbas,
Não sei se o senhor lembra de mim, fui seu aluno no ano passado, primeiro ano de pedagogia na são judas.
Pedi transferencia pra outra faculdade mais proxima de minha casa.
Agora estou trabalhando em uma escola, no setor de informática, sou responsável por toda parte pedagógica de ensino infantil até ensino médio.
estava fazendo uma pesquisa sobre web gincana e encontrei o blog do senhor, agora o senhor está perdido.
Vou precisar de muita ajuda.
Um abraço e tudo de bom

Jarbas said...

Oi Marco,
Bom te encontrar aqui no Aprendente. Apareça sempre. Legal seu interesse por WebGincana. Fico a disposição para colaborar naquilo que estiver a meu alcance. Quem sabe a gente consegue alguma articulação entre o seu interesse e aplicações de WebGincanas que meus alunos da Licenciatura e, talvez do 4° de pedagogia, precisam fazer como parte de seus estudos. Se quiser conversar sobre essa possibilidade, acho que poderemos fazer algo interessante integrando a universidade e o seu trabalho com educação infantil. Grande abraço, Jarbas.