Wednesday, May 31, 2006

WebGincana em Congresso

Ontem (30/05), participei de um dos painéis do Congresso Educarede III. O tema geral da comunicação foi Estruturas de uso da internet. Carmen Lucia Prata, da SEE/MEC, e Cesar Nunes, da OORT Tecnologia, foram meus companheiros de mesa. Fiz uma fala com o título Liberdade e Estrutura: WebGincanas. Utilizei uma das versões de GenteGincana para quebrar o gelo. Analisei rapidadmente alguns problemas resultantes da instrução genérica "pesquisem na internet". Introduzi a necessidade de oferecer algum mapa ou andaime para que os alunos realizem investigações significativas no espaço Web. E, para finalizar, apresentei as linhas gerais do conceito de WebGincana. Parece que os sessenta ou mais educadores presentes gostaram da proposta. Vamos ver quantos deles manterão contato e passarão a integrar a comunidade de interessados em usar o conceito de gincanas como inspiração para estruturar propostas de usos da internet em educação.

3 comments:

Anonymous said...

Jarbas estava na sua apresentação do dia 30/05 no Congresso Educarede e adorei a idéia da WebGincana. Já sou usuária e fã da WebQuest e pretendo difundir o uso da WebGincana.
Parabéns adorei!
Katia Souto

Jarbas said...

Cara Katia,

Bom saber de seu interesse por WG's. Espero vê-la participando pessoal e virtualmente da comunidade de criadores e usuários de WebGincanas. Mande-me seu e-mail para que a gente possa incluí-la na numa comunidade que estamos criando. Abraço grande e obrigado pelo incentivo,

Jarbas

Anonymous said...

Ola Jarbas. Sou professor (em Portugal) e j tenho alguns trabalhos em WebQuest's. Agora estou tentado a fazer umas caça ao tesouro ( que julgo que aí no Brasil se chamam WebGincanas). Dái algumas perguntas:
- Usas algum software para as fazer? Que tipo?