Thursday, January 26, 2006

Leitura de vídeos em educação

Nossos alunos, com milhares de horas frente a uma TV, são completamente alfabetizados em leitura de vídeos. Mas esse é um conhecimento oculto. No geral, eles, assim como nós, não têm consciência de suas capacidades de leitores da linguagem televisiva. Por essa razão, pesquisadores como meu amigo Ângelo Piovesan, da ECA/USP, tanto insistem na necessidade de trabalhos educacionais que possam explicitar a capacidade de ler vídeos.
Peças de propaganda são ideais para atividades de leitura de vídeos. Nelas a linguagem televisiva explora todas as possibilidades de combinar som, imagem e movimento em múltiplos arranjos para contar histórias, provocar emoções, criar sonhos, ativar o imaginário das pessoas etc. Além disso, a necessidade de operar grandes sínteses comunicativas gera vídeos com muito conteúdo em obras bastante curtas. Isso é vantajoso, pois professores e alunos podem examinar muitas vezes o material, explorando significados de cores, movimentos, sons, tratamento de imagens, natureza da mensagem, conteúdo etc..
Toda essa minha conversa sobre leitura de vídeos tem por finalidade divulgar um material que conheci através do excelente e indispensável Boinboing. Está disponível no espaço Web um vídeo incrível de propaganda do Honda Civic no Reino Unido. Trata-se de uma apresentação do carro em movimentos cujo som é produzido por um coral. A integração entre diferentes cenas, movimentos do carro, sons ambientais e atuação do coral são uma obra prima. Esse é um material que certamente os professores podem utilizar em leituras de vídeo. Interessados podem acessar diretamente o citado vídeo neste link.

5 comments:

Anonymous said...

Olá, Jarbas.
Acabei de ler um artigo no "Microsoft Educação" em que você contribuiu falando sobre a importância dos blogs na educação.
Desde junho de 2005 introduzi este recursos em minhas aulas e o sucesso foi estrondoso entre os alunos e professores. Estou adorando. Gostaria que visitasse e desse sua opinião. Gsotei muito das suas falas.
No blog http://andreatoledo.zip.net/ relato experiências na Biblioteca Digital onde trabalho. Junto com meus alunos de 3ª e 4ª série tenho o Blog "Escrevendo com Escritor" http://escrevendocomescritor.zip.net/ .Para este ano vou montar mais dois o "Eu sou bom em..." onde meus alunos contaram o que fazem de melhor e o "Blog da Vovó" que é de uma turma da 3ª idade muito animada que tenho o prazer de trabalhar. Espero que goste e dê sugestões. Quem sabe trocamos idéias?!!!
Abraço
Andrea

Andrea Toledo said...

Jarbas, que maravilha receber sua visita e ter sua aprovação. Será um prazer interagir com suas alunas. Pode sugerir à vontade. Em que eu puder contribuir estarei à disposição.
O "Blog da Vovó" http://blogdavovo.blogspot.com meu mais novo "xodó" já está pronto, e depois do Carnaval começarei a postar as idéias de meus alunos. Eles estão empolgadíssimos com a idéia de divulgar seus conhecimentos. A auto-estima está nas alturas.
Até mais. Espero que estas mensagens sejam o começo de uma grande amizade.

Gládis Leal dos Santos said...

Professor JarbaS,

Sou uma admiradora de seu trabalho e freqüento este blog há algum tempo. Sou professora e trabalho como coordenadora de Sala Informatizada na rede municipal de Joiville SC.
Venho trabalhando com blogs desde o ano passado e cada vez mais descobrindo as possibilidades de construção de conhecimento a partir deles.

Como também trabalho com produção de vídeos(programa CONEXÃO XXI),iniciei no ano passado um projeto integrando as duas mídias.

Para não me alongar muito aqui no comentário, deixo dois links de matérias das quais participei e onde estão endereços dos blogs e do programa para sua apreciação e um convite para a participação de suas alunas no Palavra Aberta e comentários no CONEXÃO XXI.

http://www.seednet.mec.gov.br/sucesso/principal.php?id=9

http://www.seednet.mec.gov.br/sucesso/materia.php?id=9&codmateria=320



Grande abraço

Gládis L. Santos

Anonymous said...

Gostei, muito criativo o vídeo.

Acredito que a tecnologia tem muito a oferecer para o desenvolvimento da educação. Sugiro o texto: Informática: uma nova opção a Educação.

Carlos Duarte.

Wonderful A said...

Lovely blog, thanks for taking the time to share this.