From Laura Shefler:(Um case study que vale a pena ler...) "Os weblogs são um tipo de trabalho que tem tanto substância acadêmica como substância literária. Em seus blogs, os alunos exercitam pensamento crítico, assumem riscos criativos, e utilizam de modo sofisticado a linguagem. Ao fazer isso, eles desenvolvem habilidades que poderão ser úteis tanto em sua vida escolar como em outros contextos." . "Por meio de uma prática de sucesso em vez de uma teoria, este projeto sugere a possibilidade de que alguns trabalhos que os alunos precisam fazer para ler bem, responder criticamente a estímulos intelectuais, e escrever de modo consistente, podem ser concretizadom sob circunstâncias muito diferentes daquelas encontradas nas escolas."
O trecho acima é tradução de um texto que integra um conjunto de depoimentos de professores sobre usos de blogs em educação. Talvez a professora Laura tenha exagerado na dose. De qualquer forma, a gente sabe intuitivamente que os blogs criam um espaço de redação que nehnuma forma tradicional oferece. Publicar o próprio texto, vê-lo na Internet, saber que qualquer leitor poderá ver o que escrevemos, editar nosso texto de modo profissional etc. são circunstâncias que mudam radicalmente as coisas. Comparem um texto de blog com aqueles "papeluchos" entregues para a professora. Um texto no blog fica muito mais interessante.
Há muito que descobrir sobre usos de blogs para fins educacionais. Laura Shefler aponta o caminho: aprender fazendo. Teorizar sobre a matéria poderá gerar artigos, papers, teses e livros. Mas fazer um blog possivelmente gera idéias imediatas de "como eu gostaria de trabalhar uma escrita reflexiva com meus alunos". Espero que esse caminho nos ensine modos de fazer que melhorem cada vez mais as habilidades comunicativas de nossos alunos.
No comments:
Post a Comment