Saturday, October 25, 2008

Música e Política

Num domingo, pouco antes do primeiro turno da eleição paulistana, vi carreata de certo candidato a vereador na rua da Glória, Liberdade. O que me chamou atenção foi a música de campanha do aspirante a edil, péssima. Reagi de imediato, pensando:

- "Não voto neste cara, nem a pau".

Reagi sem conhecer plataforma política e vida do candidato. A música me incomodou demais. Quem aceita uma barbaridade sonora como aquela para animar seus eleitores é um perigo para a cultura. Depois tive um pensamento de complacência:

- "Vai ver que o cara sofre de amusia congênita".

Mesmo assim, continuo achando que nós, eleitores, não merecemos barbaridade como aquela. Quanto ao candidato, acho que o dito deveria abandonar a carreira política e converter-se em sujeito dos estudos de Isabelle Peretz.

Mas a política está proporcionando oportunidades para a criação de música muito interessante. É o que vem acontecendo na campanha eleitoral americana.

Acabo de ver no Youtube uma das produções musicais dedicadas a Sarah Palin (Deus nos livre se o Mcain for eleito, falecer em seguida, e essa barbie das geleiras assumir a presidência da Gringolândia!). O VT é uma peça composta por supostos vizinhos russos da candidata. Melodia aceitável. Extremamente hilária. Os personagens são caricacturas de russos, com corte de cabelo dos anos cinquenta (A cabeleira de um deles, certamente, foi fixada com gumex!). O ambiente também é um cenário de lugar decadente e de mau gosto (a Rússia do capitalismo selvagem?). Mas chega de conversa. O bom mesmo é ver a obra:

1 comment:

Anonymous said...

Caro Prof. Jarbas,
Gostei muito do comentário sobre vice, que aqui no Brasil não tem nenhuma importância durante os debates, mas nos esquecemos o quanto já fomos governados por estes. E se levassemos isto a sério, prestaríamos mais atenção. Cabe aos meios de comunicação cobrar mais a participação dos vices nos debates e entrevistas.
O que me trouxe ao seu blog foi ter interesse em convidar empresas que possam se interessar em oferecer curso de capacitação para área governamental em políticas públicas na área assistencial, em temas relacionados a proteção especial a pessoas em situação de rua. Fui sua aluna em 2001 na S. Judas e sou colega da Profª Emilia Cipriano, lembra-se?
O Edital da contratação está em:
http://www.undp.org.br/licitações
Edital nº 2453
Maiores informações: pnudlicitacoes@undp.org.br
Saudações
Patricia Di Tullio