Sunday, December 03, 2006

Usos estruturados da Web em educação

A sugestão genérica "vá pesquisar na Internet" geralmente resulta em corte-e-cola que se tornou uma praga em todos os níveis de ensino. E há um resultado pior que a geração de milhões de páginas sem qualquer originalidade ou elaboração pessoal dos alunos. Tal resultado, nem sempre percebido pelos educadores, é o entendimento de que achar textos na Internet e copiá-los aos pedaços é 'pesquisa'.
Uma das maneiras de superar o problema é utilizar estratégias de usos estruturados da internet em educação. Dois exemplos de usos estruturados da internet para fins educacionais são as WebQuests e as WebGincanas. Recentemente organizei algumas reflexões sobre princípios que orientam essas duas opções de trabalho. Quem me deu a oportunidade de sintetizar minhas considerações sobre a matéria foi o Professor Eziquiel Menta da EscolaBR, a partir de convite para que eu preparasse conversa com a comunidade Proinfo num seminário virtual que ele (Eziquiel) organizou.
Quem quiser ouvir a minha fala sobre o assunto e ver o roteiro Power Point que utilizei pode encontrar todo o material no Podcast EscolaBR. Vou apreciar muito possíveis comentários e criticas.

1 comment:

Marli Fiorentin said...

Olá professor Jarbas!
Não pude acompanhar o evento,mas baixei o podcast e a apresentação posteriormente. Gostei muito.Precisamos estar muito atentos mesmo para a questão da pesquisa. Infelizmente, ainda predomina o recorte e cola.Mas as sementes que estão sendo lançadas, deverão frutificar, se Deus quiser, à medida que algumas experiências diferenciadas forem sendo realizadas e os professores receberem formação.Neste ano tive a oportunidade de trabalhar um projeto através de uma webquest que criei. Foi muito produtivo. O link e os resultados estão no blog http://centenariodequintana.blogspot.com

Abraço!