Friday, December 22, 2006

Estado sem Justiça = Crime Organizado


Os jornais de hoje anunciam que a comissão de ética (sic) da Câmara encerrou o ano com gigantesca pizza. Os mais de setenta sanguessugas podem continuar a trambicar no congresso nacional sem culpa e sem punição. Eu já tinha até esquecido da notícia. Mas acabei dela me lembrando quando vi uma citação do grande Santo Agostinho na biografia do bispo de Hipona escrita por Garry Wills. Tento aqui uma tradução da observação de Agostinho:

O que é um regime político, quando carente de justiça, senão crime organizado?

Wednesday, December 20, 2006

Educação: demitir "velhos" para inovar (1)

Semana passada, uma escola católica tradicional aqui de São Paulo demitiu uma professora de cinquenta e poucos anos. Na entrevista de desligamento, a coordenadora pedagógica informou que a instituição pretende substituir os professores mais idosos por jovens, preferentemente homens. A mencionada gestora educacional, de sessenta e poucos anos, argumentou que a escola entende que os jovens professores, familiarizados com as mídias modernas, serão uma alavanca para o uso de novas tecnologias na escola. O episódio merece diversos comentários. Registro aqui apenas um deles, prometendo voltar ao assunto em outras postagens.
Quem entende que tecnologia educacional é uma função da idade dos professores está inteiramente equivocado. Esse modo de pensar teria afastado do cenário educacional, há muitos anos, a mais importante criadora de soluções de tecnologia educacional em nosso país, recentemente premiada pela UNESCO, a professora Lea Fagundes. A esperança de que a geração acostumada com jogos eletrônicos, Okurt, blogs etc.vá produzir projetos parecidos ou melhores que os da Léa é resultado de falta de visão do que é tecnologia educacional. O domínio das ferramentas é razão necessária para usos educacionais dos novos meios. Mas isso não basta. Importa muito mais a razão suficiente: dominio de saberes educacionais. Gente que domina os modernos artefatos de comunicação, se pouco ou nada souber de educação, produzirá apenas soluções medíocres em termos de ensino e aprendizagem. Pensar que a familiaridade com as novas ferramentas de comunicação produza per se tecnologia educacional é, no mínimo, uma visão mágica.

Sunday, December 03, 2006

Usos estruturados da Web em educação

A sugestão genérica "vá pesquisar na Internet" geralmente resulta em corte-e-cola que se tornou uma praga em todos os níveis de ensino. E há um resultado pior que a geração de milhões de páginas sem qualquer originalidade ou elaboração pessoal dos alunos. Tal resultado, nem sempre percebido pelos educadores, é o entendimento de que achar textos na Internet e copiá-los aos pedaços é 'pesquisa'.
Uma das maneiras de superar o problema é utilizar estratégias de usos estruturados da internet em educação. Dois exemplos de usos estruturados da internet para fins educacionais são as WebQuests e as WebGincanas. Recentemente organizei algumas reflexões sobre princípios que orientam essas duas opções de trabalho. Quem me deu a oportunidade de sintetizar minhas considerações sobre a matéria foi o Professor Eziquiel Menta da EscolaBR, a partir de convite para que eu preparasse conversa com a comunidade Proinfo num seminário virtual que ele (Eziquiel) organizou.
Quem quiser ouvir a minha fala sobre o assunto e ver o roteiro Power Point que utilizei pode encontrar todo o material no Podcast EscolaBR. Vou apreciar muito possíveis comentários e criticas.