tag:blogger.com,1999:blog-9009220.post116993867096817742..comments2024-01-05T20:52:22.782-08:00Comments on Aprendente: Uso de rubricas em avaliaçãoJarbashttp://www.blogger.com/profile/04350486341247513452noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-9009220.post-72958749920546224582007-08-02T09:23:00.000-07:002007-08-02T09:23:00.000-07:00Olá professor Jarbas e demais leitores, disponibil...Olá professor Jarbas e demais leitores, disponibilizei alguns documentos sobre rubricas em www.escolabr.com na opção Rubricas no lado esquerdo.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17411265620481458668noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9009220.post-56025305763404497822007-05-01T16:50:00.000-07:002007-05-01T16:50:00.000-07:00Oi prof.Nossa turma desenvolveu um trabalho sobre ...Oi prof.<BR/>Nossa turma desenvolveu um trabalho sobre avaliação,em nossas pesquisas não encontramos a rubrica. Gostaria de saber se pode haver participação do "avaliado" sobre os quisitos a serem estabelecidos?<BR/><BR/>Um abraço...<BR/>NoemiAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9009220.post-47417412398938043432007-03-26T04:16:00.000-07:002007-03-26T04:16:00.000-07:00Bom dia, Somos a primeira editora de audiobooks no...Bom dia, <BR/><BR/>Somos a primeira editora de audiobooks no Brasil com mais de 350 obras em áudio, Foi 2 anos de trabalho para gravar tudo. agora somos com Yahoo, Msn, audible, Imusica, simplyaudiobooks.com Itunes (etc ... Os melhores portal no Brasil . Audiolivros pelo download; grandes obras da literatura mas também best-seller www.voolume.com.br<BR/><BR/>Abraço,<BR/><BR/>PatrickUnknownhttps://www.blogger.com/profile/16402815068238613160noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9009220.post-11019048576954856162007-03-16T18:03:00.000-07:002007-03-16T18:03:00.000-07:00Obrigada, Jarbas.Já conhecia este instrumento de a...Obrigada, Jarbas.<BR/>Já conhecia este instrumento de avaliação, disponível em alguns livros didáticos de Português.<BR/>Abraços.Fátima Campilhohttps://www.blogger.com/profile/04805635316590114978noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9009220.post-23009832906546690212007-02-27T11:24:00.000-08:002007-02-27T11:24:00.000-08:00Oi, Fátima.Bom receber você aqui no Aprendente. V...Oi, Fátima.<BR/><BR/>Bom receber você aqui no Aprendente. Vamos às respostas:<BR/><BR/>1. Não. As RUBRICAS das quais falo no post são instrumentos de avaliação qualitativa. Em tais instrumentos o que se procura é estabelecer com clareza os aspectos que serão considerados pelo avaliador. No caso de redação, por exemplo, tais aspectos poderiam ser: correção gramatical, clareza, estética, fluência, consistência lógica. Mas não basta listar aspectos que serão considerados na avalição. É preciso definir alguns níveis de expectativa (uns quatro), indo do menos para o mais satisfatório para cada aspecto (em Clareza, por exemplo, o avaliador poderia definir, em poucas palavras, indicadores que mostrassem: pouca clareza, alguma clareza, clareza, e bastante clareza). Se o avaliador conseguir estabelecer bem aspectos e níveis de expectativas, é possível construir uma matriz avaliativa bastante interessante. Se você quiser saber mais sobre o assunto, creio que teremos brevemente algumas informações em português que o Eziquiel planeja colocar no Linux na Escola. Assim que o material for publicado, colocarei uma nota aqui no Aprendente. Há rubricas já prontas para avaliação de redação em sites americanos e canadenses. Se você quiser, posso levantar o endereço de alguns de tais sites para você.<BR/><BR/>2. Não conheço tutoriais sobre elaboração de WebQuests. Mas há muito de material de apoio para educadores na Web. Sua pergunta me sugeriu a construção de um roteiro de leituras e estudo para educadores interessados. Vou elaborar oportunamente tal roteiro e publicá-lo aqui no blog. Aguarde.<BR/><BR/>Abraço grande, Jarbas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9009220.post-729832908651987952007-02-25T14:30:00.000-08:002007-02-25T14:30:00.000-08:00Oi, JarbasVim conhecer seu blog.Sou professora e j...Oi, Jarbas<BR/>Vim conhecer seu blog.<BR/>Sou professora e já usei símbolos para correção de redações, porque facilitam a reescritura do texto. Seriam essas rubricas?<BR/>Pouco uso as TICs porque as escolas onde trabalho ainda não possuem laboratórios de informática, mas tenho interesse em aprender. Por isso, estou a procura de um tutorial sobre WQ. Você me indicaria algum?<BR/>Abraços.Fátima Campilhohttps://www.blogger.com/profile/04805635316590114978noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9009220.post-1170185934527962672007-01-30T11:38:00.000-08:002007-01-30T11:38:00.000-08:00Olá Carmé,Acho que é preciso conversar mais sobre ...Olá Carmé,<BR/><BR/>Acho que é preciso conversar mais sobre a proposta de avaliação em WQ's. Parece-me que muitas pessoas não percebem a importância de "avaliações autênticas". Como você observou, o uso de rubricas favorece bastante propósitos de diálogo (sobre resultados) e de transparência nos julgamnetos dos mestres. Além disso, o citado instrumento é uma alternativa para tornar públicos os critérios avaliativos a serem utilizados. Acho que nós, da comunidade dos investigadores/usuários de WQ's deveríamos produzir mais estudos sobre o assunto avaliação em WQ's. Abraço grande, Jarbas.Jarbashttps://www.blogger.com/profile/04350486341247513452noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9009220.post-1169972835518552132007-01-28T00:27:00.000-08:002007-01-28T00:27:00.000-08:00Muy interesante este post querido Jarbas. Me quedo...Muy interesante este post querido Jarbas. Me quedo con dos conceptos: el de transparencia y el de diálogo. Incorporarlos como argumentos a favor de la evaluación por medio de las rúbrica mé parece muy importante<BR/>Un abrazo<BR/>CarmeAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/13913229920065051513noreply@blogger.com