Thursday, January 21, 2010

Novos Valores e Sentimentos

Acabo de ver divulgação de um vídeo interessante no Boing Boing. Insiro tal peça aqui no Aprendente. Vejam que um drama contemporâneo.

Pássaros da Cidade



Acabo de escrever proposta preliminar para o segmento Desafio Educacional, do programa Caminhos da Escola que está sendo produzido pelo MEC.

Faz tempo que observo que a variedade e número de pássaros aumentou na cidade de São Paulo. Ou para ser mais preciso, constato aumento de passarinhos nas áreas bem arborizadas da cidade em que vivo. Essa constatação de senso comum me levou a pensar que a presença de pássaros nativos em centros urbanos é um bom sinal em termos de saúde ecológica. Essa minha observação foi reforçada por uma constatação que fiz quando estive no Timor Leste. Em Dili, capital do país, e cercanias há poucos pássaros. Até que existe bastante vegetação em torno da cidade, mas eu soube que grande parte da cobertura vegetal nativa desapareceu por causa do modelo de exploração colonial praticado pelos portugueses. Hoje, parte significativa das árvores do Timor Leste vieram de fora. Quase todos os pássaros que conviviam com a antiga cobertura vegetal desapareceram

Dei ao Desafio que sugeri esta semana o titulo de Pássaros da Cidade. Na proposta, os alunos são convidados a realizar uma proeza bastante difícil: fotografar pelo menos dez espécies de pássaros na cidade em que vivem. Para fazer isso terão de estudar bastante, além de terem de aprender certos truques fotográficos para serem bem sucedidos.

Espero que a proposta seja interessante e engaje o grupo de alunos desafiados numa bela aventura de aprendizagem. Não entro em mais detalhes. Quando o programa estiver pronto para ir ao ar darei um alô aqui.

Em levantamentos que fiz sobre pássaros em centros urbanos, encontrei um vídeo, produzido pelo Canal 2, que pode ser interessante para educadores que queiram criar propostas parecidas com Pássaros da Cidade. Quem quiser conhecer o citado vídeo pode encontrá-lo com uma clicada no título que segue: