Sunday, December 14, 2008

Musica, educação e slow blogging

O título deste post parece letra de um novo Samba do Crioulo Doido (Saravá, Stalislaw!). Mas, uma vez explicado, parecerá apenas uma maneira de blogar.
Faz algum tempo que li em algum blog que há um caminho interessante para postar com certa frequencia: escrever comentários detalhados sobre livros que valem a pena. A sugestão não se confunde com resenha, pois supõe comentários para cada capítulo de uma obra. O exercício tem várias vantagens:
  • ajuda o comentarista a entender melhor o que lê;
  • divulga idéias que merecem ser mais conhecidas;
  • converte o blog num espaço de conversa mais organizada.
Esse modo de conversar sobre uma obra está na linha do slow blogging. Ou seja, num blogar que contraria um pouco nosso entendimento a respeito dos diários web, pois a idéia hegemônica sobre blogs é a de que os posts precisam ser ágeis, imediatos, curtos. Tudo muito rápido. O slow blogging navega contra a corrente: tem mensagens mais longas, não se compromete com frequência muito grande de postagens. Importa degustar o escrito. Não importa a rapidez.
Começo com este post uma experiência. Vou escrever com certo vagar comentários sobre uma obra muito interessante: A Well Tempered Mind: Using music to help children listen and learn, de Peter Perret e Janet Fox. A obra narra uma experiência de presença da música na educação. Mais concretamente, da aventura de um quinteto de sopro em encontros com alunos das três primeiras séries do ensino fundamental num escola pública de Wiston-Salem. Fico por aqui. Assim que pintar a oportunidade, começarei meus comentários detalhados sobre o livro de Perret e Fox.

Tuesday, December 02, 2008

Palestra no Uruguay

Uruguay 1er Seminario
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: educação media)