Tuesday, April 17, 2007

Gente nova e Ntic's

A idéia predominante é a de que as novas gerações estão muito bem alfabetizadas nas mais recentes tecnologias da informação e da comunicação. Nessa batida, é comum o comentário sobre a falta de jeito dos professores (sobretudo os que já ultrapassaram o Rubicão dos quarenta) com computadores e assemelhados. Aceitei tal panorama durante muito tempo. De uns tempos para cá ando achando que tal modo de ver as coisas é um equívoco. É verdade que os jovens operam equipamentos eletrônicos com mais desenvoltura. Daí não decorre necessariamente que eles tenham idéias avançadas em termos de novos modos de se comunicar. Num ambiente como a Web, fazer comunicação de modo completamente novo está a exigir muita imaginação e criatividade dos autores. E eu acho que a grande maioria das pessoas ainda usa e vê a Web com olhos da Galáxia de Gutemberg. Exemplo: em seus blogs, a maioria dos meus alunos escreve posts como se estes fossem um conteúdo para o velho papel. Links, textos em camadas, integração de mídias, escritos para telas, estilos adequados para publicação eletrônica ainda são um desafio e tanto para todos nós, importando pouco nossa idade. E mais, invenções de modos de comunicação que aproveitem criativamente as possibilidades expressivas das novas mídias não acontecerão necessariamente como função da juventude dos autores. Talvez eu não tenha deixado inteiramente claro o que quero comunicar. Espero que alguém possa entrar na conversa para me ajudar a ver melhor o assunto. De qualquer forma, pretendo voltar à questão em futuros posts.

6 comments:

Anonymous said...

Jarbas, quero fazer um registro que talvez tbem possa entrar na sua reflexão, especificamente sobre comentarários em blogs. Sou uma iniciante no assunto (o meu blog só tem umas 3 semanas) mas já descobri que muitas pessoas têm dificuldade em comentar posts. Inclusive eu, que tem como uma das atividades profissionais a edição na web. Penso que talvez seja pelo caráter expositivo. Tbem porque talvez falte uma "cultura"/prática -o que vc quiser chamar- de comentar posts. Conversei sobre o assunto hj com uma amiga, blogueira há anos, que tem a mesma opinião. Bom, se for mesmo assim, começo aqui o meu exercício. Abraços.

Jarbas said...

Alô Jaciara.

Obrigado pela visita. Deixei mensagem mais longa lá no seu blog (aliás, muito bom...). Abraço, Jarbas.

Fátima Campilho said...

Olá, Jarbas
Foi transparente!
Sou iniciante há dois anos!Uma lentidão... E ainda reclamo dos alunos.
Os jovens dominam as ferramentas, porém não fazem uso criativo delas. Falta-lhes leituras.
Volto depois do conselho de classe.
Abraços.

Jenny Horta said...

Olá Jarbas, conheci o aprendente e o Boteco e gostei muito! Passarei sempre para um aperitivo, uma "cervejinha" virtual e poder aprender mais!
Como fala de gente nova, nosso blog é para gente miúda mesmo! Estamos literalmente engatinhando, mas a pequena participação deles e dos pais está surgindo. Só me falta dominar o áudio, para ter as vozes dos pequenos enchendo os espaços do blog.
Um abração

Vicente Cândido said...

Caro Professor Jarbas!
Atuo na área de tecnologia há algum tempo e, nos últimos 5 anos venho me dedicando à formação de professores; do alto da minha ignorância, penso que as coisas não mudaram muito, mas continuo disposto a colaborar com a difusão desse tema nas escolas! Ainda bem que temos pessoas como você que já nos abriram os caminhos há tempos!! Obrigado!

Mariana said...

Olá Prof. Jarbas,

estou de pleno acordo, e quero acrescentar que quando se trata dos alunso usarem a Rede para adquirir/ difundir conhecimentos, se pegam sem saber que rumo tomar. Mas a medida que os professores correm atrás do prejuízo (independente do motivo) de não ter já nascido em meio há tudo que hoje faz parte do nosso cotiadiano, estamos perto de ajudar a pelo quem assim o quer...Mostrar-lhes novos usos com a Rede além das redes re relacionamento, MNS (variantes), fotologs,jogos etc. E como o velho copiar-colar (aliás crítica feita com o advento da internet, mas que sempre existiu) pode ser abandonado.

Fiquei mto triste pois a internet deu uma pane hj pela manhã qdo retirava uma citação de uma outra página onde o sr assinava..agora a tarde já não a encontro. Pena não lembrar mais detalhes para que possa me ajudar a localizá-lo, lembro q era sobre NTIC's...

Parabéns pelo blog!

Amanhã entrego minha monografia que tem como tema "O hipretexto como recurso didático-metodológico para o ensnino de ELE(Espanhol Língua Estrangeira"

PS: Esse meu blog está desatualizado...

Saludos