Tuesday, June 28, 2005

Webquest no Estadão

Em sua recente viagem ao Brasil, Bernie Dodge concedeu uma entrevista sobre WebQuest ao jornal O Estado de São Paulo. Vale a pena dar uma olhadinha na versão web da conversa do criador do modelo WQ com o jornalista do Estadão. Para acessar a matéria, clique aqui.

Escola ameaçada

Parece que já faz uns dez anos que publiquei o livro Escritos sobre Tecnologia Educacional e Educação Profissional. Na verdade, a obra foi editada em 2002. É uma coletânea de artigos e papers. No campo da tecnologia educacional - sobretudo em Aqui Agora; novas tecnologias, o local e o universal - o trabalho tinha certa radicalidade. Por isso, na época do lançamento do livro, Gilson Schwartz, da Cidade do Conhecimento, fez algumas consideraçãos que ainda vale pena ler. As considerações do Gilson foram publicadas no caderno Sinapse, da Folha de São Paulo. Apesar do tempo que já se foi, comentários serão bem vindos.

Saturday, June 25, 2005

O nosso PC

Continuo a dever informações sobre o PIE. Na postagem anterior associei o nome da Rosemary Soffner ao do Paulo Cândido, parceiros de trabalho na Teiaoito. Faltou mencionar que Paulo Cândido foi o famoso PC do PIE. Hoje, na coordenação técnica da Teiaoito, vem fazendo belas produções para usos de computadores em educação. É dele, por exemplo, a nova versão do Sherlock e uma série de simulações (Momento de Decisão) que faz parte do plano de usos educacionais das tecnologias de informação e comunicação no Senac São Paulo.
Se algum companheiro do velho PIE notar mais falhas na minha memória, já um tanto gasta, favor avisar.

PIE: complementação

O PIE era uma equipe muito especial. Com muita gente jovem e talentosa. Com uma produção muito criativa, mesmo quando trabalhou com os limitados recursos dos inesquecíveis Apple IIe.
Fiquei devendo uma complementação sobre o Programa de Informática e Educação. Falta registrar o nome de alguns companheiros que participaram da aventura. Faço isso agora.
Além dos personagens já citados na postagem anterior, preciso destacar o nome do Fernando Moraes Fonseca que andou pelos serviços de extensão de algumas universidades e hoje dirige o setor de tecnologia educacional da Fundação Vanzolini. Outro nome importante: Sonia Zaitune. Sonia, depois do PIE, atua como consultora independente e continua sua militância na Anistia Internacional. Marta Mello, mulher do Luciano, dirigiu o setor educacional da AOL no Brasil, e hoje atua como consultora independente.Uma outra colaboradora importante do Programa: Rosemary Soffner. Rose coordena a área de educação das Faculdades Sumaré e é sócia do Paulo Cândido na Teiaoito. O time teve ainda muitos outros membros talentosos, como os programadores Arthur e Ceará, cujo destino pós PIE ignoro. Além disso, um grande número de professores -mais de quarenta - e de consultores externos participou de um ou mais projetos desenvolvidos pela equipe.
Um dos trabalhos mais conhecidos do PIE foi o software Introdução ao Micro, uma proposta que ajudou muita gente a lidar sem medo com os coputadores pela primeira vez na vida. O PIE cessou atividades em 1992. Com a constante mudança das configurações dos computadores pessoais, não há hoje máquinas que possam rodar os softwares que fizemos. A excessão é o Sherlock, um software de David Carraher, redesenhado pelo PIE e recentemente reeditado pelo Senac São Paulo.
Na postagem anterior falei dos dotes literários do Seabra. Comprovação disso pode ser encontrada num dos sites dele sobre microliteratura.

Tuesday, June 21, 2005

Bernie Dodge e PIE

Na foto abaixo, da direita para a esquerda, estão Carlos Seabra, Luciano Ramalho, Bernie Dodge e Jarbas Barato. O "retrato" foi tirado dia 19 de maio de 2005 na oficina que Bernie coordenou, no Senac São Paulo, sobre uma nova ferramenta para a construção de WebQuests. É um registro de encontros de velhos amigos. Conheci o Bernie em 1982, assim que cheguei em San Diego para o meu mestrado em Tecnologia Educacional. Por volta de 1988, quando não sabíamos o que fazer para levar para frente softwares de simulação, convidei o professor da San Diego State para uma oficina no Brasil com a finalidade de ajudar o PIE (Programa de Informática e Educação) a conceber modelos que pudessem se converter em simulações bem estruturadas.

O PIE, depois de uns oito anos de produção, vinte e poucos softwares produzidos, um prêmio nacional de melhor software nacional brasileiro cessou atividades. Os membros do time andam por aí em empreendimentos diversos, quase todos ainda no campo de usos educacionais de computadores para educação. Luciano Ramalho, depois de um período como diretor de informação na Editora Abril, virou a grande fera brasileira em Zope e hoje, finalmente, entrou de cabeça na academia e está se formando em Biblioteconomia na Eca/Usp. Seabra, passou pela Escola do Futuro da Usp, coordenou o portal WebQuest, assessorou a Organização Mundial de Saúde e continua atuando como consultor de diversas organizações (além de ser um nome conhecido no campo da microliteratura). Yole (Yolanda Ramirez) voltou para a Colômbia, passou por um estágio no Japão, e, na última vez que a vi, chefiava, em Bucaramanga, um programa de simulação computadorizada para a estatal colombiana de petróleo.

Uma pane generalizada em meu computador não permitiu que eu termisse esta postagem de modo completo e satisfatório. Editei apenas o que estava pronto. Volto ao time do PIE em próxima mensagem, com dados e nomes completos. Sorry, amigos do velho PIE.


Posted by Hello