Wednesday, March 30, 2005

Meu livro em site internacional

Logo da redetis

Com grata surpresa, descobri que meu livro "Educação Profissional: saberes do ócio ou saberes do trabalho?" mereceu um resumo numa rede internacional de investigadores da área educação & trabalho. Gente interessada pode ver o resumo na página da Redetis, em Publicaciones recientes na seção Difusion do menu que está na coluna da esquerda. Veja o que dizem sobre o meu livro clicando em Redetis.Comentários serão bem vindos.
É bom notar que a rede aqui mencionada é uma boa fonte de informação para educadores que estudam formação profissional, emprego, educação de jovens e educação de adultos.

Outro blog da Pedagogia

Publico aqui mais uma indicação de blog de aluna da Pedagogia:

Sunday, March 27, 2005

Depoimento de uma professora blogueira

From Laura Shefler:(Um case study que vale a pena ler...) "Os weblogs são um tipo de trabalho que tem tanto substância acadêmica como substância literária. Em seus blogs, os alunos exercitam pensamento crítico, assumem riscos criativos, e utilizam de modo sofisticado a linguagem. Ao fazer isso, eles desenvolvem habilidades que poderão ser úteis tanto em sua vida escolar como em outros contextos." . "Por meio de uma prática de sucesso em vez de uma teoria, este projeto sugere a possibilidade de que alguns trabalhos que os alunos precisam fazer para ler bem, responder criticamente a estímulos intelectuais, e escrever de modo consistente, podem ser concretizadom sob circunstâncias muito diferentes daquelas encontradas nas escolas."

O trecho acima é tradução de um texto que integra um conjunto de depoimentos de professores sobre usos de blogs em educação. Talvez a professora Laura tenha exagerado na dose. De qualquer forma, a gente sabe intuitivamente que os blogs criam um espaço de redação que nehnuma forma tradicional oferece. Publicar o próprio texto, vê-lo na Internet, saber que qualquer leitor poderá ver o que escrevemos, editar nosso texto de modo profissional etc. são circunstâncias que mudam radicalmente as coisas. Comparem um texto de blog com aqueles "papeluchos" entregues para a professora. Um texto no blog fica muito mais interessante.

Há muito que descobrir sobre usos de blogs para fins educacionais. Laura Shefler aponta o caminho: aprender fazendo. Teorizar sobre a matéria poderá gerar artigos, papers, teses e livros. Mas fazer um blog possivelmente gera idéias imediatas de "como eu gostaria de trabalhar uma escrita reflexiva com meus alunos". Espero que esse caminho nos ensine modos de fazer que melhorem cada vez mais as habilidades comunicativas de nossos alunos.

Thursday, March 24, 2005

WebQuests da Pedagogia 2003

No começo da semana, andei levantando nos meus guardados exemplos de WebQuests feitas por alunos meus. Encontrei um número expressivo de materiais criados por alunas da Pedagogia, em 2003, e ainda presentes no espaço Web. E fiquei com a impressão de que devo ter avaliado mal aqueles trabalhos: eles certamente são melhores que as notas que lhes atribui. Vejam a relação do que encontrei:

A Arte nos Humaniza

Acabo de ver Menina de Ouro (vejam poster abaixo). Como anotei na legenda da figura: imperdível. Sai do cinema com sentimentos a flor da pele, mais humano e mais convencido de que a vida vale a pena. E fiquei pensando num dos papéis da arte:humanizar-nos. A mesmice do dia-a-dia acaba fazendo com que nossos sentimentos congelem. Ficamos muitas vezes insensíveis.É preciso derreter o gelo que isola o que temos de melhor. Boa arte faz isso. A história do filme parece trivial. Mas a delicadeza com que é contada e a interpretação magnifíca dos três atores centrais emocionam (muita gente em volta de mim chorou). É uma pena que dimensões estéticas sejam raras ou até inexistentes no âmbito da educação formal. Com mais arte em educação ganharíamos mais humanidade.
Imperdível! Posted by Hello

Tuesday, March 22, 2005

Saudades da Califórnia


Para quem não conhece, reproduzi aqui uma composição fotográfica sobre San Diego. A praia não é da piores... A casa do farol faz-nos recordar dos velhos tempos de corsários, piratas e aventureiros dos sete mares. Num canto há árvores, coisa rara no semi-árido chão do sul da Califórnia. A vegetação quase tropical é um pedaço do Balboa Park, um complexo de jardins, mata, gramados e um zoológico - o maior do mundo - praticamente no centro da cidade. Tudo isso me dá uma grande saudade: tive o privilégio de viver dois anos em SD. Sempre quero voltar para uma visitinha, mas o preço da viagem é bastante salgado.

Monday, March 21, 2005

Isto é San Diego! Posted by Hello

Anne Davis

Anne Davis é uma professora americana que tem um ótimo trabalho sobre utilização de blogs na educação. Um de seus trabalhos na área procura aproveitar o espaço de publicação de blogs para incentivar aprendizagem de redação entre as crianças. Vocês podem ver isso em Writeweblog . Depois de entrar no Writeweblog, reparem que há uma relação de nomes na coluna da esquerda sob o título Students. Se clicarem sobre qualquer dos nomes (Alejandro, Juan, Patrick etc), vocês entrarão nos diários dos alunos. Um dos blogs que visitei foi o de Juan. Lá encontrei um trabalho interessante, uma coleção de desenhos infantis retratando blogs dos alunos da classe de Juan. Copiei uma das figuras e publiquei-a aqui com a legenda "Blog de menina". Para ver os desenhos é preciso clicar sobre um ícone que aparece na coluna da direita com o nome de Photo Albuns.
Blog de menina. Posted by Hello

Sunday, March 20, 2005

Bom de Blog

Meu amigo Bernie Dodge, da San Diego State University, está trabalhando com blogs em cursos de formação de professores há três anos. Começou com algo muito parecido com o que estamos fazendo na Pedagogia desde o ano passado. Mas evoluiu bastante com a experiência. No curso mais recente, iniciado no dia 19/03, Bernie mostra uma série de inovações em seu programa. Indica também uma bibliografia interessante sobre a publicações pessoais na web com fins educacionais. No novo curso, está utilizando três artigos recentes que parecem muito bons. Vale a pena dar uma olhada.O novo programa pode ser encontrado em Motivating Student Wrinting with Blogs.Vou tentar traduzir os artigos indicados pelo Bernie. O problema é achar tempo para isso.

Friday, March 18, 2005

+ Blogs da Pedagogia

Conforme o prometido, cá estão mais alguns blogs das pedagogas do 4° ano da São Judas:
Josy
Carina
Denise
Mariana
Vivian
Luciana
Cecilia

WebGincana 1

O conceito de WebGincana que estou desenvolvendo com docentes do Senac e alunas da Pedagogia na USJT tem sua origem num modelo de caça ao tesouro, bastante utilizado em escolas americanas. Nos EUA, o nome mais utilizado para caças ao tesouro é Scavenger Hunt. O Professor Jordi Adell, da Universidade das Ilhas Baleares, escreveu um belo artigo sobre o assunto. O texto de Adell, publicado numa revista eletrônica espanhola, tem o título de Internet en aula: la caza del tesoro.

Wednesday, March 16, 2005

Conversa no escritório da casa de Paulo Freire. Posted by Hello

Freire e Larsen

Mexo em velhas coisas na minha máquina. Revejo a foto de uma conversa com Steen Larsen e Paulo Freire. A conversa aconteceu, mais ou menos, um ano antes da morte do grande educador brasileiro. Entre os resultados do diálogo emocionante do compadre Steen com Freire há um artigo muito bonito do educador dinamarquês. Providenciei uma tradução para o português com o título de "Pedagogia da Esperança: uma conversa com Paulo Freire".

Tuesday, March 15, 2005

Blogs da Pedagogia

Educadores blogam cada vez mais. Bernie Dodge publica um blog imperdível. Na Espanha já há um número grande de edublogueiros. A Professora Barbara Dieu do Liceu Pasteur de São Paulo vem trabalhando com blogs desde 2003. Etc. Apesar disso, o uso de blogs ainda é um desafio para a imaginação pedagógica. Por isso continuo insistindo em experiências com blogs no meu curso de TE para a pedagogia. Espero que, juntos, a gente descubra como blogs podem encantar a educação.Eis aqui alguns blogs das alunas de 2005:

Silvia
Regina
Michele
Glaucia
Fabiana
Deise
Cintia
Larissa

Relações de mais blogs da pedagogia irão aparecer em outras postagens.
Foto antiga. A neve do cabelo já aumentou. É a vida... Posted by Hello