Friday, December 02, 2005

Aprender a Esquecer: competência necessária na sociedade da informação

Sexta passada participei de uma ótima conversa sobre os princípios orientadores para a avaliação do Educarede (agradeço à Fundação Telefônica a oportunidade). Numa das intervenções, alguém – provavelmente o Rogério Costa, da PUC, ou o Fernando Moraes Fonseca, da Fundação Vanzolini - falou sobre a necessidade de ignorar informações nestes tempos de excessos informativos. O alerta parece contraditório, pois o senso comum está sempre a nos dizer que é preciso consumir mais e mais informação.

Acabo de encontrar uma referência de pesquisa que reforça o citado alerta. Estudos realizados na Universidade do Oregon mostram que pessoas que têm “boas memórias de trabalho” não são melhores que outras para se lembrar das coisas, elas são melhores para ignorar coisas desimportantes. Em outras palavras, o segredo de uma boa memória não é o de guardar tudo que está disponível, mas selecionar o que é importante e esquecer o que não faz diferença. Veja a notícia completa no Eureka.

Assim, ao que tudo indica, uma das virtudes necessárias na Sociedade da Informação é a capacidade de esquecer ou desprezar informações pouco significativas.

2 comments:

mada said...

bom reconhecermo-nos nas palavras e inquetações de outros, mesmo lá do outro lado do mar,...
e aqui ficou o seu rasto.
(http://vaiserdesta.blogspot.com/ a 21.6.06)

mahmoud said...


شركة تنظيف منازل بالرياض
شركة تنظيف مكيفات بالرياض
شركة نقل عفش بالرياض