Monday, October 03, 2005

WebQuest no Peru

Recebi uma mensagem muito gentil do professor Luis Bretel, do Colegio San Ignacio de Piura, Peru. O colégio começou a trabalhar com o modelo criado por Bernie Dodge depois de uma capacitação de docentes assim anunciada pelo site da instituição:

Cuatro profesores del colegio San Ignacio de Piura hemos tenido la suerte de participar en el Taller "El aprendizaje basado en problemas" organizado por la Pontificia Universidad Católica del Perú, y hemos quedado maravillados por las pobilidades que este método nos prensenta para lograr lo que tanto hemos ansiado: hacer del trabajo escolar una experiencia estimulante de tal manera que nuestros muchachos se involucren en sus experiencias de aprendizaje y se produzca en ellos LOS APRENDIZAJES SIGNIFICATIVOS.

Pelo que eu entendi, na Pontifícia Universidade Católica do Peru, os educadores colocaram as WebQuests dentro de uma moldura teórica à qual deram o nome de ABP-Aprendizagem Baseada em Problemas. O termo é atraente e traduz bem uma das possíveis perspectivas para o modelo criado pelo professor da San Diego State.

É muito bom ir percebendo que a utilização de WebQuests cresce dia-a-dia na Améica do Sul. Seria ótimo se pudéssemos cambiar mais experiências, materiais e produções.

As WebQuests do Colegio San Ignacio, etiquetadas como ABPs podem ser encontradas no site da escola. Ao encerrar esta nota, quero consignar aqui meus cumprimentos ao professor Bretel e ao Colegio San Ignacio. Parabéns!

No comments: